miércoles, 29 de diciembre de 2010

Fim de Ano em Madri

Faltam apenas 3 dias para terminar o ano de 2010, e em Madri as pessoas parecem achar que vai acabar o mundo. As festas de Natal e Ano Novo são uma boa época para vir a Europa e neste caso Espanha, o Natal com frio e neve é bem mais típico, porém o Ano Novo não é tão agradável com temperaturas mínimas.

Hotel Penthouse
Na Espanha a troca de presentes se faz dia 6 de Janeiro, depois do dia 25 de Dezembro as ruas perto da Puerta del Sol estão com tanta gente que é impossível ver o chão. Mas é só andar um pouco,  que fora das ruas onde estão as principais lojas se pode respirar aliviado. O Hotel Penthouse na Plaza de Santa Ana é um desses oásis de descanso no meio da multidão do fim de ano, onde se pode tomar uma copa de vinho no hall do hotel com ambiente chic e cosmopolita.

Para quem é chocólatra como eu, ao lado da mítica discoteca de  Madri Joy Eslava está a chocolateria San Ginés (Pasadizo de San Ginés, 5), com mais de 100anos de fundação é dos lugares mais tradicionais para tomar chocolate em Madri, a arquitetura é típica do começo do século XX, durante todos esses anos eles colecionaram fotos de visitantes famosos que decoram as paredes do lugar.

San Ginés interior


entrada da chocolateria

domingo, 26 de diciembre de 2010

O Flamenco em Madri

O Flamenco foi considerado pela UNESCO no final do ano de 2010 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, bastante conhecido na Espanha mas não tão popular em todo o país, o Flamenco merece ser considerado como um patrimônio imaterial por sua qualidade artística e por ser a única música e dança típica da Europa ocidental que conseguiu se adaptar e ainda ser uma expressão artística actual.

Muitos artistas flamenco reclamam que sua arte é mais valorizada fora de Espanha, e eles tem razão. O Japão é um grande mercado para bailarinos e professores de flamenco, em Madri a escola de referencia Amor de Dios tem constantemente a presença de alunos estrangeiros principalmente asiáticos.
No noite de Madri é possível assistir Flamenco com as diversas companhias de dança actuando em teatros da capital espanhola e também, outra forma de apresentação do Flamenco mais  conhecido pelos turistas o Tablao Flamenco. 
 
Sara Baras
Uma das grandes bailarinas do Flamenco actual é a andaluza Sara Baras, directora da sua companhia de flamenco, conta com vários músicos de qualidade, figurino impecável, óptimas coreografias e é claro a sua presença no cenário, indica qualidade artística.
 

cartaz do espectáculo
 España baila Flamenco

Ballet Flamenco de Madrid com o espectáculo España baila Flamenco, apresenta um espectáculo um duas partes: a primeira com uso das castanholas com música clássica, folclore espanhol, mistura de ballet com flamenco tudo com música gravada; a segunda parte mais flamenca com música ao vivo, algo mais típico, com jogos de palavras, bailarinas que cantam e referências ao mundo dos touros.
 

lunes, 20 de diciembre de 2010

Chueca: bairro gay de Madri


Chueca é o bairro gay de Madrid localizado no centro da cidade ao lado da Gran Vía. Todo que existe nos outros bairros como bares,restaurantes, cabeleireiros, em Chueca tem: só que com mais glamour.
Durante à noite as ruas de Chueca ficam cheias de gente que busca diversão nos muitos bares e pubs do bairro, cada vez mais aumenta o números de frequentadores heteros. Mas Chueca continua sendo para todos que possuem bom gosto.
Alguns endereços importantes para aproveitar o melhor de Chueca:

Bombay Palace: restaurante indiano com excelentes pratos vegetais, a beringela picante é uma delícia, a decoraçao é discreta e os funcionários atenciosos.c/ Ave María n.26.

Isolée fashion-food&lifestyle: neste espaço de várias funções é possível  encontrar presentinhos ingleses, bebida japonesa, doces turcos, além de vender roupa ao lado da cafeteria que serve café italiano.

Centro de Danza Karen Taft: foi o primeiro centro de dança da Espanha criado pela dinamarquesa Karen Taft, tem mais de meio século, um lugar que respeita a arte da dança, vários famosos estudaram aqui, como Penélope Cruz.

Hotel Oscar: conhecido hotel de Chueca na Plaza Vazquez de Mella n.12 com ambiente agradável para tomar uma copa com gente interessante.

Velvet Room: discoteca que fica aberta até as 6hs da manha, cada vez mais muda o público, menos gay e mais hetero (confesso que quando era mais gay era mais divertido), mais ainda assim é uma das melhores da zona, para dançar sem parar.c/ Almirante n.12 esquina com c/ Barquillo.

O que levar na mala?

Já chegamos no final de 2010 e nesse período de mini-férias quem pode, aproveita para tirar uns dias de descanso e viajar. E aí começa o grande dilema de muitas garotas sobre como deve organizar a mala. O primeiro em ter em conta para quem vai viajar é que: se você vai usar transporte colectivo como trem o ônibus durante a viagem, melhor seria levar algo prático, porque senão a viagem pode vir a ser um pesadelo, porque carregar 30kilos não é fácil.
Essa seria uma mala de verão mas não para o Brasil, depois vou explicar porque.

_ Um vestido de festa, se você vai para a Europa pode levar uma roupa de festa de verão porque as pessoas costumam se arrumar mais que no Brasil mesmo na praia.
_ Uma calça de linho, se você vai para um país árabe isso é um básico porque o linho não esquenta e é mais confortável nesse calor as vezes de 54graus que o jeans.
_ Uma calça jeans, se você vai pra qualquer outro lugar que não seja um pais árabe vale a pena levar.
_ Dois vestidos, um vestido curto e um vestido longo.
_ Um short ou saia.
_ Um cardigan porque à noite costuma ficar mais fresco principalmente no hemisfério norte.
_ Duas t-shirt.
_  uma sapatilha e um sapato de salto.



                                                            Boa Viagem!!!


viernes, 17 de diciembre de 2010

Vestidos Árabes

 Utilizar uma roupa ou um acessório étnico deixa o look original e lhe dá personalidade, para aquelas que estão procurando alguma inspiração para festas de final do ano, mostraremos alguns exemplos de vestidos árabes.



Salma rainha do Marrocos
con takchita

A Takchita é um vestido típico de Marrocos que na verdade, são dos vestidos compridos sobrepostos, o de baixo é opaco, pode-se usar o cetim por exemplo, e o vestido que vai encima costuma ser de organza, mas não existe regras, pode ser feito aberturas laterais nos dois vestidos ou só em um deles. A takchita pode ser comprada ou você pode mandar fazer, escolhendo a sua combinação de tecidos. O típico da Takchita é o cinto usado na cintura para marcar o vestido, ele pode ser feito de tecido e ser mais grosso ou fino dependendo do gosto, ou como acho mais bonito para festa de jóia fino na cintura. A takchita pode ser usado de uma festa de aniversário a um casamento.



kaftan moderno

O Kaftan é feito de um só vestido comprido e de mangas também compridas com aberturas laterais, usado nos países árabes. Existem diferentes variações, com bordado,  com fios na cintura para amarrar atrás, geralmente o Kaftan leva um corte na frente que vai do pescoço até o tornozelo e está destacado com algum bordado. A riqueza do bordado e o tipo de tecido vai determinar que tipo de lugar é mais adequado usa-lo.


galabya moderna




galabya tradicional egipcia
 



















 Galabya é típica do Egito, é de lycra ou outro tecido que se parece a este, pode ser liso ou ter desenhos, agora está de moda usar com animal print, é um vestido bonito que marca o corpo com duas aberturas laterais.

martes, 14 de diciembre de 2010

Casa típica do Algarve



casa típica

chaminé algarvia

A região do Algarve no sul de Portugal é um lugar com encanto. O ponto mais oeste da Europa com menos de 200kilometros de diâmetro, é divertido para passar férias e também um verdadeiro paraíso para viver. Existem muitos estrangeiros que residem nessa região, hotéis maravilhosos e o clima de 18 graus no inverno são algumas das razoes porque ingleses decidem instalar-se no Algarve, já falamos um pouco sobre o sul de Portugal aqui .
 Ainda que a principal vocação económica do Algarve seja o turismo, os detalhes históricos do Algarve pré-turismo como as casas algarvias são uma bela característica da região. As casas do interior e do litoral do Algarve possui as chaminés herança da influencia árabe, cada uma decorada de uma maneira - branca, de cerâmica branca com detalhes pintados de amarelo, azul e verde, em forma de galo - segundo a personalidade do dono da casa. Nas lojas que vendem vasos de cerâmicas (as vezes elas ficam na estrada entre duas cidades),  encontram-se réplicas das famosas chaminés e também decoração para luzes interiores.

lunes, 13 de diciembre de 2010

Praia no Egito: Marina

ruínas grego romanas
foto: AP


Para quem tem viagem programada ao Egito não deve perder a chance de visitar a Marina, também chamada O Alamein de Marina (Árabe:  ماريناالعلمين) , esse  pequeno povoado localizado à 300kilometros do Cairo entre Alexandria e Líbia, é o destino de verão da classe alta egípcia.

A Marina está dividida em 7 departamentos onde foram construídos chalets com praias privadas. Durante obras de infra-estrutura do governo foram descobertas ruínas grego romanas de mais de 2000 anos, que representam a importante actividade comercial que houve na zona. Actualmente estas ruínas fazem parte do projecto do governo egípcio de abrir um museu ao ar livre em 2010.


chalet Cleopatra
foto: Cibele


Durante o dia é possível passear pelas praias de areia branca e agua turquesa com pouquissimas companhias, apenas umas poucas família egípcias, e mesmo que algumas garotas egípcias usem roupa para entrar na agua da praia  às estrangeiras isso não é obrigatório.

Ao redor da lagoa artificial construída na Marina fica o Hotel e Centro Comercial Marina Porto. O Centro Comercial possui canais que imitam os canais da cidade de Veneza e se pode fazer passeios de gondola. As lojas são internacionais, atenção para as joalharias que são curiosas - as vitrines sempre estão divididas entre os crucifixos de um lado  e do outro lado Allah gravado em pingentes de ouro-  as jóias possuem design diferente, mais oriental.

Para sair à noite as opções de ócio ficam ao redor da lagoa, restaurantes, bares com música chill out (árabe),  ambiente moderno ( vende álcool)  e chique.  Os frequentadores costumam ser filhos de famílias ricas do Cairo que estudam ou moram na Europa.

Como chegar: se você não se incomoda com conforto, existem ônibus que fazem o Cairo-Alexandria com parada na entrada da Marina. Pode perguntar no hotel de onde sai o ônibus para Alexandria. Para se deslocar na Marina só mesmo em carro, o transporte público é quase inexistente nessa região. Os preços são europeus.

domingo, 5 de diciembre de 2010

Vida Sana: frutas da Amazônia

A vida saudável defendida por médicos e professionais da saúde cada dia ganha mais importância, através de estudos que comprovam que nosso nível de qualidade de vida está intimamente ligado à nossa dieta. A prática de exercícios é essencial para manter o corpo sano, porém a actividade física deve ser acompanhada de uma dieta equilibrada em gordura, carne branca, furtas e verduras essenciais para quem está em uma dieta de emagrecimento.

A biodiversidade da Amazónia brasileira proporciona aos habitantes da região, a actualmente a outras regiões do Brasil, uma dieta rica em frutas.Os estudos científicos realizados nas frutas exóticas dessa região, revelam uma grande quantidade de vitaminas e até propriedades anti oxidante.
Algumas dessa frutas são:

 Açaí: fruto de uma palmeira chamada açaizeiro, o suco do açaí é rico em ferro,  no norte do Brasil é usado como uma refeição, já na região sul e sudeste é misturado com pó de guaraná e se transforma um energético. Estudos revelam que contêm propriedades anti-oxidantes que estão sendo aproveitados na industria cosmética.



 

Cupuaçu:fruta de sabor amargo é rica em cálcio, proteínas e fosforo.







Maracujá: possui propriedades de tranquilizante natural, ajuda no funcionamento do intestino e é rica em vitamina A.

sábado, 4 de diciembre de 2010

Samarcanda: A Rota da Seda




Samarcanda, famosa cidade da Rota da Seda localizada entre China e Europa é uma das cidades mais antigos do mundo que até os dias actuais é habitada.
Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e segunda cidade mais importante de Uzbekistao,Samarcanda possui um centro histórico que reflecte o passado de grande influência persa que ainda hoje pode ser observado na arquitetura dos edifícios árabes que muito se parecem às construções da cidade Isfahan, a dança também ainda preserva similitudades com a danças persas como o movimentos das mãos.
Devido a sua posição geográfica, entre ocidente e oriente, a cultura de Samarcanda foi influenciada pela cultura ocidental, o contrário também aconteceu. No vídeo acima é possível ver os trajes típicos das bailarinas e ao mesmo tempo observar que eles são usados como inspiração para industria de Moda ocidental.

Desfile Dior 2009