domingo, 14 de noviembre de 2010

A mulher no Cairo

Minha intenção não era escrever mais um artigo sobre a mulher em um país muçulmano, porque já li vários escritos sobre esse tema e geralmente eles vêem cargados de suposições e imaginação muitas vezes longe da realidade.  Conheço a muitas mulheres que não viajam a esses países por acharem que não vão estar seguras, também há que destacar que o mundo árabe é composto por vários países diferentes entre si inclusive no que diz respeito as leis.
Existe dois tipos de mulheres estrangeiras em um pais árabe, a que se vê que é estrangeira e a que se parece com uma mulher árabe.

Um dia durante o Ramadan quando vivia em Gizeh, saí de casa para fazer um passeio com um chiclete na boca. Parei em uma loja de celular, lá estava um senhor que me viu e ficou indignado por eu estar "comendo" algo pela manha durante o Ramadan, rapidamente falou: Maa fish Ramadan ( não existe mais ramadan) e o dono da loja que me conhecia respondeu: Hyya gariba (ela é estrangeira).O senhor com vergonha saiu sem dizer nada.Em seguida fui ao Mc Donalds e qual foi a minha surpresa quando vejo meninas loiras inglesas com short e camiseta!!! Quando elas foram embora prestei atenção e ninguém na rua lhes dizia nada  porque estava claro que elas não eram árabes.
A vantagem de parecer a uma mulher árabe é que não irão a trás de ti para vender mil coisas. Tirando os choques culturais, o Cairo não é uma cidade peligrosa para uma mulher sozinha e apenas se deve ter a mesma precaução que se teria em uma cidade grande da Europa

No hay comentarios:

Publicar un comentario